arquia/temas 43

José María García de Paredes [PT]

1924-1990

Autor: García de Paredes, Ángela, García Pedrosa, Ignacio (1957-), De Carlo, Giancarlo (1919-2005), Sert, Josep Lluís (1902-1983), Domingo Santos, Juan (1961-), Pérez Escolano, Víctor, Moneo, Rafael (1937-), Navarro Baldeweg, Juan (1939-), Valero Ramos, Elisa (1971-), Tuñón, Emilio (1959-), Sobejano, Enrique, Marchán Fiz, Simón
Traducción: Veiga, Inés
Director de la edición: García de Paredes, Ángela

Colección: arquia/temas
Nº de la colección: 43
Tema: Arquitectura -- Proyectos
Año de Edición: 2019
Idioma: Portugués
Ilustraciones: Planos y fotografías b/n y color
ISBN: 9788412104226

José María García de Paredes [PT]

José María García de Paredes, 1924-1990
Ángela García de Paredes, ed.
Textos por: Giancarlo De Carlo, Juan Domingo Santos, Ángela García de Paredes, Manuel García de Paredes, Ignacio García Pedrosa, Simón Marchán Fiz, Rafael Moneo Vallés, Juan Navarro Baldeweg, Víctor Pérez Escolano, Josep Lluís Sert, Enrique Sobejano García, Emilio Tuñón Álvarez, Elisa Valero Ramos

.
Editorial: Fundación Arquia (FQ). Colección arquia/temas (monografía)
Coordinación editorial: Yolanda Ortega Sanz, FQ
Diseño colección: Folch. Diseño y maquetación: Gráfica Futura

Este livro sobre a arquitetura de José María García de Paredes (Sevilha, 1924 - Madrid, 1990), foi pensado como um «retábulo» que apresenta as obras arquitetónicas através da visão de diferentes autores e constitui, a modo de monografia plural, um documento unitário sobre a sua obra. Como se de um «retábulo» se tratasse, ou de um pequeno cenário onde se narram histórias com uma sequência explicativa seriada, cada capítulo é autónomo e pessoal ao escaparem as personagens da mão do narrador, que se limita a alinhavá-las umas com as outras.

Os doze autores deste «retábulo» estão ligados, por vários motivos, às obras analisadas, e expõem as múltiplas relações destas com uma perspetiva de três décadas, enquanto a pátina do tempo pousa sobre as igrejas de Vitória, Málaga (Stella Maris) e Almendrales, ou nos auditórios de Granada e de Madrid. As variações aparentes para um mesmo tema no conjunto de obras selecionadas obedecem, no entanto, a uma só atitude de atenção ao que rodeia cada projeto. Ou seja, os diferentes autores reveem o ideário desta arquitetura e questões essenciais, como as relações entre tradição e modernidade, a arquitetura e outras disciplinas técnicas ou artísticas; ou a imaginação e a realidade.

Em homenagem, este livro foi impresso em 6 de fevereiro de 2020, trigésimo aniversário de sua morte

Presentação livro, 25 marzo 2020, Museo Centro de Arte Reina Sofía
Fundación arquia, 1990-2020, 30º aniv.

• Distinciones y premios
  • FINALISTA PREMIOS FAD 2021, CATEGORÍA DE PENSAMIENTO Y CRÍTICA

FINALISTA XV BEAU. BIENAL ESPAÑOLA DE ARQUITECTURA Y URBANISMO 2021
    MUESTRA DE INVESTIGACIÓN (PUBLICACIONES)

• Links
  • Visualización presentación es ESPACIO FQ (YOUTUBE)
    Intervienen: Ángela García de Paredes, Emilio Tuñón y Elisa Valero

No hay comentarios ni valoraciones para este producto.
¡Sé el primero en comentar y valorar!

Regístrate en la Fundación

Regístrate como usuario de la Fundación en los diferentes perfiles de usuario