arquia/tesis 42

Matéria informada

Deformação, conformação e código: procedimentos para a conservação de informação na matéria

Autor: Ignacio Borrego Gómez-Pallete
Tradução: Veiga, Inés
Prefácio: Soriano, Federico
Diretor da coleção: Sosa Díaz-Saavedra, José Antonio (1957-)
Diretor da edição: Fundación Arquia

Coleção: arquia/tesis
N.º da coleção: 42
Tema: Materiales, Arquitectura -- Teoría, Materia (Filosofía), Materia, Materiales de construcción, Construcción -- Historia
Ano de Edição: 2019
Idioma: Portugués
Ilustrações: Fotografías color
ISBN: 9788412028454

Matéria informada

Nesta tese de doutorado, Matéria informada, procuramos analisar a capacidade da matéria para armazenar a informação e propor uma classificação que ordene todas as suas manifestações. O objetivo desta tarefa é descrever esses procedimentos de armazenamento, que são três, e que dão origem a cada um dos três capítulos, e estabelecer como todos os processos de manipulação da matéria, que deixam nela algum rasto, são produzidos, acompanhando alguns dos mesmos. Para chegar a esta conclusão, realizou-se um percurso exaustivo através de inúmeras e diversas experiências de alteração da matéria, dando origem a uma ampla classificação que oferece ferramentas para interpretar qualquer outra intervenção.

Ou seja, o objetivo não é classificar as intervenções mais relevantes da história, mas sim descobrir uma estrutura, uma ordem, uma taxonomia nessas ações sobre a matéria, que permita interpretar qualquer manifestação, tanto do passado como do futuro. Este olhar sobre a questão visa abordar um aspeto parcial, embora fundamental, da construção, dando prioridade à materialidade, sem a intenção de negar o caráter espacial da forma arquitetónica. Concentra-se nos parâmetros relacionados com a interpretação da matéria. Trata-se de uma atenção tão próxima ao objeto que se afasta da sua compreensão global para aprofundar os motivos parciais especificamente materiais. Desconsidera-se o conjunto para decifrar o fragmento.

Índice:

AGRADECIMENTOS

BIBLIOGRAFIA

Ignacio Borrego Gómez-Pallete
Phd Thesisn, Second First Prize, 10th Biennial competition on PhD thesis on Architectura, 2015
Fundação Arquia, agosto 2019

Editorial Fundación Arquia. Editorial coordination: Yolanda Ortega Sanz (FQ), Design and layout: gráfica futura, Print: Artes gráficas Palermo

Ignacio Borrego Gómez-Pallete

Ignacio Borrego Gómez-Pallete (Madrid, 1975) es arquitecto (2000) y doctor (2012) por la Escuela Técnica Superior de Arquitectura de Madrid, ETSAM, UPM. Se titula con Premio Extraordinario al mejor expediente académico y Primer Premio Nacional de Fin de Carrera (Ministerio de Educación). Su tesis doctoral, dirigida por Federico Soriano, obtuvo sobresaliente cum laude por la UPM.

Cofundador de dosmasuno arquitectos (2003-2013), con Néstor Montenegro y Lina Toro; e Ignacio Borrego arquitectos desde 2014. Ha obtenido 37 premios y distinciones nacionales e internacionales, en concursos y reconocimientos a obra construida como el premio COAM, el AIT Award o el Premio A+.

También ha sido co-director de la revista Arquitectos (CSCAE) desde 2006 hasta 2013. En 2009 funda el CoLaboratorio, con Almudena Ribot, Javier García-Germán y Diego García-Setién; con la implementación del Fab Lab UPM.

En 2016 es nombrado catedrático vitalicio en la Technische Universität Berlin (TU Berlin) donde dirige el Departamento de Representación arquitectónica y Diseño.

• Distinções e prémios
  • FINALISTA XV BEAU. BIENAL ESPAÑOLA DE ARQUITECTURA Y URBANISMO 2021
    MUESTRA DE INVESTIGACIÓN-PUBLICACIONES

No hay comentarios ni valoraciones para este producto.
¡Sé el primero en comentar y valorar!

Registe-se na Fundação

Registe-se como utilizador da Fundação nos diferentes perfis de utilizador