José María García de Paredes, 1924-1990
Ángela García de Paredes, ed.
Textos por: Giancarlo De Carlo, Juan Domingo Santos, Ángela García de Paredes, Manuel García de Paredes, Ignacio García Pedrosa, Simón Marchán Fiz, Rafael Moneo Vallés, Juan Navarro Baldeweg, Víctor Pérez Escolano, Josep Lluís Sert, Enrique Sobejano García, Emilio Tuñón Álvarez, Elisa Valero Ramos
.
Editorial: Fundación Arquia (FQ). Colección arquia/temas (monografía)
Coordinación editorial: Yolanda Ortega Sanz, FQ
Diseño colección: Folch. Diseño y maquetación: Gráfica Futura
Este livro sobre a arquitetura de José María García de Paredes (Sevilha, 1924 - Madrid, 1990), foi pensado como um «retábulo» que apresenta as obras arquitetónicas através da visão de diferentes autores e constitui, a modo de monografia plural, um documento unitário sobre a sua obra. Como se de um «retábulo» se tratasse, ou de um pequeno cenário onde se narram histórias com uma sequência explicativa seriada, cada capítulo é autónomo e pessoal ao escaparem as personagens da mão do narrador, que se limita a alinhavá-las umas com as outras.
Os doze autores deste «retábulo» estão ligados, por vários motivos, às obras analisadas, e expõem as múltiplas relações destas com uma perspetiva de três décadas, enquanto a pátina do tempo pousa sobre as igrejas de Vitória, Málaga (Stella Maris) e Almendrales, ou nos auditórios de Granada e de Madrid. As variações aparentes para um mesmo tema no conjunto de obras selecionadas obedecem, no entanto, a uma só atitude de atenção ao que rodeia cada projeto. Ou seja, os diferentes autores reveem o ideário desta arquitetura e questões essenciais, como as relações entre tradição e modernidade, a arquitetura e outras disciplinas técnicas ou artísticas; ou a imaginação e a realidade.
Em homenagem, este livro foi impresso em 6 de fevereiro de 2020, trigésimo aniversário de sua morte
Presentação livro, 25 marzo 2020, Museo Centro de Arte Reina Sofía
Fundación arquia, 1990-2020, 30º aniv.