Centro de Documentação / Ciclos

A Bauhaus

Jovens venham para a Bauhaus!

Por ocasião do centenário da Bauhaus, oferecemos este ciclo comissariado por Jorge Torres Cueco.

A Bauhaus completou cem anos e, na minha opinião, continua exuberante e frondosa. É surpreendente que, com apenas catorze anos de vida, objetos, produtos industriais, obras plásticas e arquitetura resistam à passagem do tempo, apesar das dificuldades e contradições que atravessou nos anos da República de Weimar. Também não é surpreendente para os alunos e mestres que ocuparam as suas salas de aula: Paul Klee, Wassily Kandinsky, Johannes Itten, László Moholy-Nagy, Lyonel Feiniger, Josef Albers, Günta Stolz, Walter Gropius, Mies van der Rohe ou Marcel Breuer. Este é o relato que podemos contemplar nos documentários dirigidos por Niels Bolbrinker: Bauhaus. El mito de la modernidad (2017, com Kerstin Stutterheim) e Bauhaus Spirit. 100 Years of Bauhaus (2018, com Thomas Tielsch), em que desfilam alguns dos seus alunos, transferindo para nós a sua experiência artística e vital. Esta mesma experiência é narrada pelo seu protagonista no documentário de Erich Schmid Max Bill. Un clásico del futuro (2008) que, por sua vez, nos apresenta o mundo da Hochschule für Gestaltung em Ulm, que deve muito à Bauhaus e à cultura do pós-guerra. Outros documentários como Kandinsky and the Russian House (Michael Craig, 2007) e Mies van der Rohe (Michael Blackwood, 1986) oferecem um retrato de dois dos seus mais importantes protagonistas: Kandinsky, um dos iniciadores e Mies, o último diretor.
Não menos interessantes são as intervenções de professores como Luis Fernández-Galiano no ciclo “El tiempo de la Bauhaus” com Klee, um mestre (2013) ou outras já históricas como Abraham Moles com as suas reflexões sobre arte e comunicação em L'Experiènce du Bauhaus après la Deuxième Guerre Mondiale: L'École d'Ulm (1986); Wolf Tegethoff em El concepto de Museo de Mies van der Rohe e Ludwig Glaser com Los diseños de Mies para el pabellón y la exposición de Barcelona no ciclo do mestre alemão celebrado em 1986 em Barcelona.

Entre todos os documentos disponíveis, destaca-se o filme Impressionen vom alten Marseiller Hafen (vieux port) realizado por Lászlo Moholy-Nagy en 1929, um impressionante retrato visual e humano do Antigo Porto de Marselha. Um testemunho fascinante são todas essas experiências plásticas realizadas na Bauhaus em reuniam som, movimento, cor e imagem em filmes de curta duração, mas com grande intensidade visual. Hoje dispomos da edição original ou da reconstrução de uma parte destas obras experimentais realizadas por mestres e alunos da Bauhaus: Werner Graeff, Komposition I e Komposition II (1922); Kurt Schwerdfeger, Reflektorische Farblichtspiele (1922/1967); Kurt Kranz, Zwanzig Bilder aus Dem Leben einer Komposition (1927-28/1972); Kurt Kranz Der Heroische Pfeil (1930/72) e Variationen über ein geometrisches Thema (1944/72); ou Viking Eggeling, Symphonie Diagonale (1921-24). Também merecem atenção as reproduções de ensaios cénicos e ballets, tais como os de Lothar Schreyer, Mann (1920/2012), Ludwig Hirschfeld-Mack , Kreuzspiel (1923/1964-65), Kurt Schmidt, Das Mechanische Ballett (1923/2009); Wassily Kandinsky, Bilder Einer Ausstellung (1928/1984) e, é claro, Oskar Schlemmer com Das Triadische Ballet (1922/70 e 1989) e as recriações Mensch und Kunstfigur (1969) e Oskar Schlemmer und Tanz (1980).

O panorama das recentes teses de doutoramento sobre a Bauhaus, comprova o interesse na figura do seu último diretor, Mies van der Rohe, visto de diferentes ângulos: “Mies y la conciencia del espacio” (Cristina Gastón); “Espacio, Tiempo y Silencio. Arquitectura y Música en la obra de Mies y Webern” (José Luis Baró); “Traslaciones Poéticas: un recorrido por la Friedrichstrasse de Mies van der Rohe en 1921” (Pablo Gallego); “El pilar en Mies van der Rohe. El léxico del acero” (Javier Ferrándiz);  “Las flexiones del arquetipo en la obra de Mies van der Rohe” (Carlos Lanuza); “Material, espacio y color en Mies van der Rohe. Café Samt & Seide 1927” (Enrique Colomés);  “Mies' Two-Way Span” (Euardo Mantovani) o “La paradoja de Mies. Las simetrias invisibles a través del Pabellón de Barcelona” (Francisco Muñoz). Mas também, “Wassily Kandinsky y la evolución de la forma” (Antoni Maltas); “Hacia un concepto de espacio interior: 1927-1937. Lilly Reich” (María Melgarejo) e “Hilberseimer, El urbanismo de la gran ciudad” (José Antonio Sumay) constituem documentos valiosos que também vão muito além dos meros perfis biográficos. “El camino hacia la arquitectura: las mujeres de la Bauhaus” (Josenia Hervás) e “La silla de la discordia” (Pablo López) mostram o espaço proteico e gratificante que a Bauhaus concede à investigação.
Jorge Torres Cueco
Arquiteto Doutor. Professor Catedrático de Projetos de Arquitetura da Universidade Politécnica de Valência desde 2003. Ministrou seminários, conferências e cursos de doutoramento sobre modernidade e crítica da arquitetura.

Recursos

Todo este conjunto de documentários, teses, conferências e filmes constitui um panorama muito mais complexo e intenso. A Bauhaus não só revolucionou o design de objetos e a sua compreensão como uma síntese entre arte e indústria, como a investigação sobre fenómenos visuais e plásticos ultrapassou as fronteiras da arte moderna para nos introduzir na experiência da arte e do mundo contemporâneo.

La enseñanza de los viejos mestres

É chocante que um título tão ousado tenha pertencido a uma época em que estes mestres ainda não existiam.

Agentes inmateriales de Laszlo Moholy Nagy

Os anos que Laszlo Moholy Nagy passou como professor da Bauhaus (1922-1928)
Ver artigo no Blog FQ

A Bauhaus celebra o seu centenário com a sua capacidade de influência intacta

A Alemanha celebra o aniversário da escola com um programa ambicioso

Las mujeres de la Bauhaus

» Alma Buscher, Friedl Dicker, Wera Meyer-Waldeck, Marianne Brandt, Lucia Moholy-Nagy, Lilly Reich.

Ver artigo no Blog