Área Profissional / Convocatórias

arquia / teses

• Novidades arquia/teses 2021. Alterações nas bases
  • A Fundação Arquia realizou um conjunto de alterações nas bases da presente convocatória (classificação da tese, número de convocatórias, âmbito do estudo, documentação, etc.), portanto, agradeceríamos que os/as participantes realizem uma leitura atenta das bases completas, bem como da documentação a ser entregue, antes de realizar a inscrição.

• Objeto do concurso
  • A Fundação Arquia tem por objetivo promover e fomentar atividades culturais no campo da arquitetura. Entre estas atividades encontra-se a coleção arquia/teses, destinada à publicação de teses de doutoramento em arquitetura que sejam relevantes pela sua contribuição para o conhecimento arquitetónico, uma vez revistas e adaptadas pelos seus respectivos/as autores/as. A coleção arquia/teses pretende, assim, colocar ao alcance do público interessado na investigação arquitetónica, um material valioso, que, de outra forma, seria de difícil acesso.

Com a intenção de ampliar e enriquecer o fundo editorial desta coleção, a Fundação Arquia convoca o presente concurso bienal orientado para a seleção de teses de doutoramento em arquitetura inéditas.

• Participantes e teses de doutoramento
  • Desde a edição de 2019, a Fundação Arquia, com base no seu paulatino processo de internacionalização, abre a convocatória a Portugal, estabelecendo-se como Convocatória Ibérica, para valorizar a atividade de investigação de arquitetos/as portugueses/as e escolas de Arquitetura de Portugal.

Portanto, poderão participar no concurso os Doutores arquitetos espanhóis e portugueses que tenham apresentado a sua tese de doutoramento em qualquer escola de Arquitetura do mundo, assim como os arquitetos estrangeiros cuja tese de doutoramento tenha sido defendida em qualquer escola de Arquitetura espanhola ou portuguesa.

As teses de doutoramento deverão ter recebido a classificação máxima (ou seja, excelente cum laude, em português aprovado com distinção e louvor) e ser inéditas, ou seja, não serão admitidas as teses que tenham sido premiadas, mencionadas ou selecionadas noutros concursos de teses ou publicadas parcialmente ou na sua totalidade em qualquer idioma, formato ou suporte físico ou digital. Encontram-se excluídos os artigos científicos em revistas indexadas, de âmbito académico, que são solicitados por algumas escolas para acreditações posteriores.

A participação de uma tese de doutoramento no concurso bienal arquia/teses encontra-se limitada a um máximo de DUAS convocatórias, que poderão ser duas convocatórias consecutivas ou alternadas. Portanto, não serão admitidas as teses que já tenham sido apresentadas em duas ou mais edições prévias. Paralelamente, tampouco poderão participar as teses de doutoramento, que tendo participado em convocatórias anteriores do arquia/teses, tenham recebido uma menção ou tenham ficado selecionadas, finalistas ou recomendadas para a publicação por parte do júri.

As teses de doutoramento que tenham como objeto de investigação o urbanismo, o ordenamento do território, a paisagem, a grande escala, etc., deverão ser apresentadas aoPrémio Europeu Manuel de Solà-Morales 2023, cujo prémio também consiste na edição da tese premiada na nossa coleção arquia/teses, portanto, não serão admitidas nesta convocatória teses deste âmbito ou disciplina arquitetónica.

• Documentação e envio
  • Uma vez realizada a inscrição, o candidato deve aceder à área privada, introduzindo o utilizador (correio eletrónico) e palavra-passe, e finalizar a inscrição fornecendo um arquivo em PDF, formato DIN A4 (peso máximo 2 MB) con a seguinte informação:

• Resumo da tese de doutoramento com máximo 600 palavras, en espanhol.
    • Índice de conteúdos da tese de doutoramento.
    • Nota biográfica com máximo de 100 palavras com fotografia do autor/a.
    • Relatório de 300 palavras sobre o processo de revisão, redução e adequação da tese à linha editorial da coleção arquia/teses (carácter de divulgação, extensão máxima de 250 000 caracteres e 250 imagens de boa resolução e isentas de direitos de autor ou com a gestão dos mesmos).
    • Documento oficial (ata do tribunal, título de Doutor, etc.) onde conste e se acredite a classificação máxima obtida na tese (Excelente cum laude).
    • Certificado ou relatório emitido ou gerado por um agente ou plataforma de deteção de plágio: URKUND ou semelhante, que confirme que a tese não comete nenhum tipo de plágio, e que, portanto, não ultrapassa 20% em citação ou paráfrase. Uma declaração responsável poderá ser anexada, mas o relatório será solicitado se a tese for selecionada.

e preencher os seguintes campos obrigatórios que são solicitados:

• Título da tese, resumo/abstract em espanhol, português e inglês (máximo 600 palavras), tema da tese, orientador da tese, departamento, data de defesa, tribunal e centro onde ocorreu a defesa, classificação da tese, etc. Também será fornecida a ligação para o repositório da universidade onde a tese pode ser encontrada em formato digital.
    • Imagem do fronstipício ou capa (jpg 760 x 524 pixéis).
    • 3 a 5 imagens da tese (arquivo jpg).

As informações podem ser editadas até ao dia em que as inscrições sejam finalizadas (ver calendário).
    Numa segunda fase do concurso, será solicitado aos candidatos um exemplar da tese original, em formato digital (pdf) e em papel, para a sua avaliação por parte do júri. Assim como o documento de justificação da classificação e outros documentos comprovativos.

• Idioma
  • A documentação solicitada para a inscrição e participação na convocatória será fornecida em espanhol. As teses completas, no seu idioma original de redação, poderão ser apresentadas na segunda fase do concurso para as teses que forem seleccionadas.

• Critérios gerais de avaliação
  • É estabelecida uma série de critérios sobre a qualidade da investigação no âmbito arquitetónico que as teses de doutoramento apresentadas têm de contemplar:

• As teses de doutoramento devem ser originais e inéditas, tanto na apresentação ao concurso (não publicada anteriormente) como no tema, estrutura e/ou abordagem proposta.
    • As teses de doutoramento contarão com material de fontes originais, tais como arquivos de arquitetos, bibliotecas, centros de investigação, etc., sejam nacionais ou internacionais; bem como referências bibliográficas comprovadas. Portanto, o investigador/a contará com residências nestes centros.
    • Serão adequadas à linha editorial da Fundação Arquia e o seu caráter de divulgação e social (difusão do legado arquitetónico material e imaterial, temas com caráter universal, do domínio ou compromisso social, etc.); bem como o interesse e a projeção internacional da mesma.
  • Calendário
  • O prazo de inscrição e admissão da documentação solicitada terá início na segunda-feira 1 de fevereiro de 2021 e terminará na sexta-feira 26 de março de 2021 às 12:00h (meio do dia, hora espanhola).

Prolongado o prazo de inscrições até 9 de abril de 2021

1.ª Fase: 6 de Abril-23 de julho de 2021. Cada membro do júri irá selecionar entre os dossiers apresentados um máximo de quatro trabalhos de investigação, que irão aceder à segunda fase do concurso. No final de julho de 2021, será tornada pública a lista de teses selecionadas e será solicitado aos autores um exemplar completo da tese de doutoramento em formato de papel e digital (PDF).

2.ª Fase: (agosto)-setembro-outubro e novembro de 2021. . Os membros do júri irão realizar a leitura, revisão e avaliação de um máximo de 16 teses de doutoramento selecionadas.

Reunião do júri e decisão do concurso: dezembro de 2021. No final do ano terá lugar uma reunião do júri para efetuar a decisão do concurso, bem como a respetiva publicação e notificação das teses galardoadas.

• Composição do Júri
  • Presidente

JESÚS APARICIO GUISADO

Doutor em Arquitetura, professor catedrático (CU), Departamento de Projetos Arquitetónicos, Escuela Técnica Superior de Arquitectura de Madrid, Universidade Politécnica de Madrid, ETSAM, UPM
    (Voto de qualidade para dirimir em caso de empate)

Jesús Aparicio Guisado (Madrid, 1960) é Doutor em Arquitetura e Professor Catedrático de Projetos Arquitetónicos na Escuela Técnica Superior de Arquitectura de Madrid, ETSAM. Arquiteto pela ETSAM, Mestrado em Architecture (Arquitetura) pela Universidade de Columbia. Faz uma aproximação à arquitetura através da investigação, do ensino e da prática profissional, ou seja, a união do pensar-ensinar-constuir como um todo. Doutorou-se cum laude pela ETSAM e desde 2009 é Professor Catedrático de Projetos Arquitetónicos na mesma escola.

MAGDA MÀRIA SERRANO

Doutora arquiteta, professora agregada (Professora contratada doutora, PCD), Departamento de Projetos Arquitetónicos, Escuela Técnica Superior de Arquitectura del Vallés, Universitat Politècnica de Catalunya, ETSAB-ETSAV, UPC

Magda Mària Serrano (Barcelona, 1961) é arquiteta (1987) e Doutora em Arquitetura (1995) pela Universidade Politécnica da Catalunha. Professora Agregada do Departamento de Projetos Arquitetónicos da UPC (2009-presente), onde exerce docência desde 1999. Coordena disciplinas do Grau de Licenciatura e Mestrado nas Escolas de Arquitetura del Vallès e de Barcelona. Responsável da Comissão de Doutoramento de Projetos Arquitetónicos da UPC (2018-atualidade), foi subdiretora do Plano de Estudos da ETSAV (2008-2011).

DANIEL RINCÓN DE LA VEGA

Doutor em Arquitetura, como patrono e em representação da Fundação Arquia

Daniel Rincón de la Vega (Madrid, 1977) é arquiteto (2003) pela Escola de Arquitetura de Sevilha; Doutor em Arquitetura (2010) pela Universidade de Sevilha e Mestre em Administração de Empresas MBA (2019) pela ESADE. Compagina o seu trabalho profissional com a investigação e a difusão cultural. Colabora com estúdios internacionais e tem participado em diversos projetos de habitação.

ANA TOSTÕES

Doutora em Arquitetura, Professora Catedrática (CU), Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa, Portugal, Presidenta da Docomomo internacional

Ana Tostões (Lisboa, 1959), é arquiteta (1982) pelo Departamento de Arquitetura da Escola Superior de Belas Artes de Lisboa (ESBAL), Doutora em Arquitetura (1994), em História pela Arte, pela Universidade Nova de Lisboa (UNL) e em Cultura e Tecnologia em Arquitectura Moderna (IST-UL, 2003). É professora catedrática no Instituto Superior Técnico (IST), Universidade de Lisboa, e Diretora do Conselho Científico de Arquitetura, onde exerce docência nas áreas de História e Teoria da Arquitetura. Desde 2010, é presidenta da Docomomo International e Docomomo Journal Editor.

Secretário (com voz/ sem voto)

SOL CANDELA ALCOVER

Arquiteta, Diretora da Fundação Arquia.

Sol Candela Alcover (Valência, 1961), é arquiteta (1986) pela Escuela Técnica Superior de Arquitectura de Valência. Sócia Fundadora do estúdio de arquitetura emece2. Desde 2019, é diretora da Fundação Arquia, após ocupar diversos cargos anteriores no Colégio Oficial de Arquitetos da Comunidade de Valência, no conselho diretor do Arquia banca e no patronato da Fundação Arquia; o que consolida uma trajetória dedicada à cultura arquitetónica e à aproximação da arquitetura à sociedade.

• Prémios
  • O júri irá conceder um único PRIMEIRO PRÉMIO e DUAS MENÇÕES. O prémio consiste no compromisso de edição e publicação da tese premiada, pela Fundação Arquia, na coleção arquia/teses.

Uma das menções poderá ter uma menção com carácter honorífico à figura de Carles Martí Arís (1948-2020, in memoriam), que foi secretário do concurso e diretor da colecção arquia/teses e la cimbra. Esta menção especial será concedida à tese que contribua para o pensamento e crítica da arquitetura, assim como para a teoria do projeto arquitectónico.

O compromisso editorial ligado ao prémio será condicionado pelo calendário editorial e orçamento da Fundação arquia, assim como o trabalho de reelaboração que o/a autor(a) da tese deverá efetuar de acordo com os critérios editoriais da Fundação Arquia e do manual de design da colecção arquia/teses.

A Fundação Arquia não nenhum compromisso de edição com as teses que tenham obtido uma "menção" ou que tenham sido recomendadas para publicação pelo júri.

O concurso poderá ser declarado nulo. A decisão do concurso será comunicada aos participantes por email e será inapelável.

A décima terceira convocatória do Concurso Bienal de Teses de Doutoramento em Arquitetura da Fundação Arquia foi patrocinada pelo Banco Arquia.

Fundação Arquia
    janeiro de 2021