Área Profissional / Rede FQ

Registo SUDOE

Sobre o registo SUDOE

A arquitetura do século XX em Espanha, Gibraltar e nas regiões francesas de Aquitaine, Auvergne, Languedoc-Roussillon, Limousin, Midi-Pyrénées e Poitou-Charente.

O Projeto “A arquitetura do século XX em Espanha, Gibraltar e nas regiões francesas de Aquitaine, Auvergne, Languedoc-Roussillon, Limousin, Midi-Pyrénées e Poitou-Charente” foi lançado graças à iniciativa de quatro instituições: Fundação Docomomo Ibérico, Arc en rêve centre d'architecture, Government of Gibraltar.Town Planning Section e à Fundação Mies van der Rohe, às quais se somaram, na qualidade de participantes associados, a Fundação Arquia e a Ordem dos Arquitetos de Portugal.

O objetivo genérico do Projeto era inventariar o património arquitetónico do século XX em Espanha, Gibraltar e nas regiões francesas incluídas no 'Sudoe', termo utilizado pela União Europeia para designar o âmbito territorial compreendido pela Península Ibérica e pelas referidas regiões.

O Projeto foi aceite na segunda convocatória de julho de 2004 de propostas da Iniciativa Comunitária INTERREG III B Sudoeste (SUDOE) do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) da Comissão Europeia. Graças à concessão do fundo e ao cofinanciamento da Fundação Mies van der Rohe, da Fundação Docomomo e da Fundação Arquia, foi desenvolvido o projeto que se materializa numa base de dados consultável na internet, numa publicação com cd-rom e numa exposição.

A Fundação Arquia coloca à disposição dos seus utilizadores a informação da base de dados correspondente a 'Arch XX SUDOE España'.

Fundação DOCOMOMO Ibérico (ES-PORT)

DOCOMOMO é a sigla de "Documentation and Conservation of buildings, sites and neighbourhoods of the Modern Movement" e corresponde à Organização DOCOMOMO Internacional criada em 1990, atualmente com sede em Barcelona.

Com o objetivo principal de inventariar, divulgar e proteger o património arquitetónico do Movimento Moderno, definiu uma estratégia geográfica da qual derivou a criação da Fundação Docomomo Ibérico, com sede em Barcelona, que coordena a concretização destes objetivos gerais aplicados a Espanha e a Portugal.

O Projeto de Documentação e Conservação do Movimento Moderno (DOCOMOMO) está a ser desenvolvido no âmbito territorial ibérico, a partir da colaboração de diversas entidades e instituições, especialmente dos Colégios de Arquitetos, Institutos do Património e entidades dedicadas ao conhecimento e à divulgação da arquitetura. Desde a sua constituição, a DOCOMOMO Ibérico realizou inúmeras iniciativas de documentação e estudo do património moderno nos territórios ibéricos que foram concretizadas em publicações, seminários e congressos.

Fundação Mies van der Rohe (ES)

A Fundação Mies van der Rohe foi criada em 1983 pelo Município de Barcelona, com o objetivo inicial de efetuar a reconstrução do Pavilhão Alemão, desenhado por Ludwig Mies van der Rohe (1886-1969) para a Exposição Internacional de Barcelona de 1929.

Para além de cumprir a conservação e o conhecimento do Pavilhão Mies van der Rohe, a Fundação Mies van der Rohe promove o debate, a divulgação e a sensibilização sobre temas de arquitetura e urbanismo contemporâneos. Também promove o estudo da obra de Ludwig Mies van der Rohe e do Movimento Moderno. Cumprindo os seus objetivos, a Fundação realiza diferentes atividades como prémios, congressos, conferências, exposições, workshops e instalações.

Entre estes programas destaca-se a organização, juntamente com a Comissão Europeia, do Prémio de Arquitetura Contemporânea da União Europeia - Prémio Mies van der Rohe, um dos prémios de arquitetura com mais prestígio na Europa.

Fundação Arquia (ES)

A Fundação Arquia constitui-se como fundação cultural privada em 23 de maio de 1990, para promover e fomentar as atividades de carácter cultural no campo da arquitetura, da construção, do urbanismo e, de forma geral, de tudo o que está relacionado com a atividade dos arquitetos.

Gere os recursos que recebe do Fundo de Educação e Promoção da Caixa de Arquitetos, complementados pelos produtos do seu património e pela recuperação do investimento realizado em algumas das atividades.

A representação, o governo e a administração da Fundação correspondem ao Patronato, integrado pelas pessoas que, em qualquer altura, sejam membros do Conselho de Administração da caixa dos Arquitetos, bem como o seu Diretor-Geral.

Registe-se na Fundação

Registe-se como utilizador da Fundação nos diferentes perfis de utilizador