O projecto UNTITLED nasce a partir da ideia de uma grande estrutura de betão armado capaz de sobrepor simultaneamente a lógica espacial com a estrutura resistente e mecânica imposta pela gravidade. Trata-se de uma moradia unifamiliar de um piso único definida por uma grande laje nervurada que uma permite encarar uma flexibilidade de usos e apropriações a longo termo.
Existe uma primeira ordem estrutural principal composta por vigas de grande expressão no sentido longitudinal e transversal que definem os principais espaços da casa. Cada um desses espaços é definido por um conjunto de vigas secundárias que se organizam sempre em função do vão de menor dimensão. Estas vigas, de apenas onze centímetros de espessura e pouco afastamento entre si, atribuem caracter a cada um dos espaços e reduzem a laje de cobertura a uma lâmina de compressão de apenas oito centímetros de espessura. Deste modo toda a laje cumpre uma função eminentemente estrutural, no sentido mecânico, e espacial, no sentido arquitectónico e funcional.
Esta grande cobertura encontra-se apoiada em apenas nove elementos dispostos no perímetro exterior da casa à exceção de um pilar que, aparece solto e numa posição invertida, no interior, ganhando assim um caracter simbólico que marca a entrada na casa e propõe uma distinção entre espaços privados e zonas comuns. Deste modo verifica-se que o projecto é composto por um vocabulário reduzido onde existem pautas claras que se repetem e procuram os seus momentos de exceção. O mesmo acontece com os vãos exteriores que se reduzem a um elemento único que se repete independentemente dos usos interiores, no entanto surgem lado a lado nas zonas comuns que procuram uma maior relação com os espaços exteriores. Na zona da cozinha e face à presença da bancada, o ritmo é interrompido pela presença de um vão circular que define uma nova composição no alçado poente.
Os materiais expressam a sua condição natural e nessa manifestação, procuram um diálogo entre si. O betão apresenta-se no seu estado primitivo, de acordo com a cofragem de pinho bruto, a madeira expressa a sua cor natural e o mesmo acontece com o estuque, pelo interior. Em relação ao exterior, a cal aérea pigmentada, de cor avermelhada e acabamento liso, cria um contraste com o betão bruto e texturado.
No exterior podemos identificar três elementos mais altos na cobertura (claraboias) que permitem a entrada de luz no interior, e dois elementos de betão maciços que expressam a recolha das águas da cobertura e oferecem estabilidade às platibandas exteriores.
CASCAIS, PORTUGAL, 2017-21
Cliente Privado
Arquitectura João Quintela, Tim Simon
Colaboração: Joana Jordão
Estabilidade: Daniel Maio
Especialidades: José Clemente, Coreprojects
Fotografia Diana Quintela