Centro de Documentação / Ciclos

Rafael Moneo.

Una pasión insaciable por el conocimiento.

Francisco Gonzalez de Canales Ruiz

O Centro de Documentação da Fundação Arquia conta com uma extensa coleção audiovisual ligada ao arquiteto Rafael Moneo. A videoteca possui um número significativo de palestras que o arquiteto tem dado sobre a sua obra mais recente, principalmente a construído a partir do século XXI.

Destacam-se também as conferências realizadas sobre edifícios com um impacto especial na sua carreira e, em especial, as ligadas a Madrid, como Bankinter, Thyssen, Atocha ou El Prado, presentes na coleção graças aos fundos partilhados com a Fundação COAM do Colégio de Arquitetos de Madrid. Entre os documentos que abrangem retrospetivamente a obra completa do arquiteto, destacam-se as entrevistas realizadas por Luis Fernández-Galiano em 2013, onde são revistos os principais marcos de sua carreira arquitetónica ou a conversa com Antonio San José na Fundação March em 2011. Igualmente relevante é a conferência que Moneo ministrou na Escola Técnica Superior de Arquitetura da Corunha por ocasião da inauguração em 2013 da exposição Rafael Moneo: Una reflexión teórica desde la profesión. Materiales de archivo (1961-2013), que oferece um amplo panorama da sua obra, com especial ênfase na importância do desenho na mesma.

Além destas palestras ou conversas oferecidas pelo arquiteto, e da sua participação em apresentações e mesas redondas, existem documentos audiovisuais em que as obras de Moneo são analisadas criticamente por terceiros. Entre eles está o episódio dedicado por Luis Fernández-Galiano ao Museo Nacional de Arte Romano de Mérida em seu ciclo La arquitectura en España. De la transición a la incertidumbre, de 2017. Igualmente, uma das contribuições mais importantes a este respeito é o livro Consideraciones sobre la obra de Rafael Moneo (2019), que reúne notas críticas sobre diferentes períodos da obra de Moneo de Stan Allen, Antón Capitel, Francesco Dal Co, Carmén Diez, María Teresa Muñoz, Josep Quetglas, Nicholas Ray, Luis Rojo e Gabriel Ruiz Cabrero, apresentadas por ocasião das conferências sobre o arquiteto realizadas por estes autores no Museu Thyssen-Bornemisza em 2017. O documentário Rafael Moneo: Coraje y convicción, transmitido na televisão espanhola em 2003, como parte do programa El elogio de la luz, encerraria este conjunto de documentos sobre o autor.

A coleção do Centro de Documentação da Fundação Arquia não deixa de fora a faceta de crítico e professor que Moneo desenvolveu ao longo da sua carreira. Duas contribuições relevantes a este respeito podem ser encontradas nas palestras que o arquiteto deu sobre a tipologia em Alvar Aalto ou a arquitetura americana na década de 80, em 1981 e 1988, respetivamente. Ambas as conferências tiveram lugar na Escola Técnica Superior de Arquitetura de Barcelona e estão presentes no Centro de Documentação graças à colaboração da Universidade Politécnica da Catalunha. Também pode ser incluída nesta secção a entrevista em que o arquiteto descreve a obra do mestre dinamarquês Jørn Utzon, com quem Moneo colaborou no início dos anos 60. Finalmente, dentro desta faceta crítica, o Centro conta com os prólogos que o arquiteto escreveu sobre teses publicadas pela Fundação Arquia, por exemplo, Tránsitos de la forma, de Enrique de Teresa, que analisam a obra de arquitetos especialmente estudados por Moneo (como Siza ou Stirling) ou Lección de Ruinas, de Alberto Ustarroz, onde se desenvolve o interesse de Moneo pela presença da arquitectura antiga na modernidade.

Francisco González de Canales

Arquiteto
E.T.S. A - Sevilla - US
SEVILHA | ESPANHA

El Nuevo Prado, dos experiencias
[encuentro en el auditorio del Museo del Prado, 7 de octubre de 2008] / Rafael Moneo y Antonio López
Rafael Moneo en diálogo con Antonio San José
Rafael Moneo
Una reflexión teórica desde la reflexión
Recurso CD
El Museo de Arte Romano de Mérida.
Los símbolos del cambio (1982-1996)
Recurso CD
El futur de l'Òpera de Sydney
Conferència de Rafael Moneo :exposició i conferències Utzon