Área Profissional / Convocatórias

Correspondentes BLOG

II Convocação 2018

• Condições
  •  O blog da Fundação Arquia surgiu com o objetivo principal de proporcionar um local de debate, reflexão e crítica sobre as inquietudes atuais da profissão e encontro on-line dos jovens arquitetos, um ponto de encontro para toda a profissão, uma praça digital ou uma ágora 2.0.

Sob esta premissa, a Fundação Arquia convoca a II Convocatória para integrar sete novos correspondentes no blog da Fundação Arquia para o ano de 2018 (5 candidatos espanhóis e 2 candidatos portugueses), com o objetivo de dinamizar o conteúdo temático do mesmo.
     Este ano, com a abertura de dois novos gabinetes da Arquia Banca em Lisboa e no Porto, a Fundação Arquia abre a convocatória a dois arquitetos e/ou estudantes de Portugal.
     Os novos responsáveis poderão publicar até um máximo de quatro posts anuais.

Candidatos
    Poderão participar na convocatória:

Arquitectos diplomados numa ETS de arquitetura espanhola ou estrangeira
    Estudantes de arquitetura de uma ETS de arquitetura espanhola ou estrangeira.

É condição indispensável que o candidato possa emitir fatura. A língua oficial de escrita para os artigos será o espanhol e o português.

Calendário
    Anúncio e abertura da convocatória: 5 de março de 2018
    Data de envio do material: de 5 de março a 6 de abril de 2018
    Data limite de envio da documentação: 6 de abril de 2018 às 12:00h
    Reflexão e análise das propostas: 6 de abril a 4 de maio de 2018
    Resolução da convocatória: a partir de 28 de maio de 2018

Documentação e envio
    De forma a assegurar o anonimato do Candidato perante o júri, os arquivos enviados deverão omitir os seus dados pessoais. Exceto os campos obrigatórios do formulário de inscrição, serão anexados os campos habilitados para o mesmo formulário dos arquivos PDF:

1 Ficheiro PDF com o seguinte conteúdo:

A. Um post concluído e pronto a ser publicado (página 1/2)
    O post deve ser original e terá como autor único a pessoa selecionada na convocatória. Deve conter entre 450-500 palavras (menos de uma A4 em arial 10).

B. Proposta de quatro títulos de posts (página 2/2)
    Proposta de títulos para 4 posts publicáveis ao longo do ano de 2018, indicando a secção a que pertenceriam, 4 palavras chave ou etiquetas para cada um deles e uma breve descrição de 140 caracteres, no máximo.

1 Ficheiro PDF correspondendo a um pequeno CV (1 página)

Para mais informações, consulte as condições.

• Inscrição
  • A inscrição à convocatória apenas se poderá realizar online, através da plataforma da Fundação Arquia. Para poder iniciar a inscrição, irá necessitar previamente de efetuar a acreditação na plataforma para aqueles que não sejam utilizadores registados FQ ou, para aqueles que não se encontrem ainda acreditados. Acreditação do utilizador FQ.

Uma vez acreditados, poderá aceder ao formulário de inscrição, através do botão Inscrição.

Uma vez enviado o formulário com a documentação solicitada, o candidato receberá um email a confirmar o envio correto do mesmo.

• Data limite de inscrição e envio da documentação
  • 6 de abril de 2018 às 12:00 horas 13 de abril de 2018 a las 12:00 del mediodía

• Júri
  • O júri será composto por:

SANTIAGO DE MOLINA

Correspondente do blog Fundação Arquia e do blog Múltiples estrategias de arquitectura

Santiago de Molina, Arquiteto pela ETSAM 1997 e Doutor Arquiteto pela UPM 2001 com uma tese sobre "colagem e arquitetura" pela qual recebeu o prémio extraordinário de doutoramento da UPM.
    Arquiteto e docente; alia a divulgação e ensino da arquitetura, o trabalho no seu gabinete e o blog Múltiples estrategias de arquitetura.

DOMENICO DI SIENA

Arquiteto e urbanista

Domenico Di Siena é Arquiteto e Urbanista de formação. Desenvolve a sua atividade profissional como Investigador, Consultor e Promotor de Projetos de Desenho Social, Inovação Urbana, Network Thinking e Gestão do Conhecimento. Autor do blog Urbano Humano.

ANA LUISA SOARES

Arquiteta FALA ATELIER

Ana Luísa Soares (Porto, 1988), arquiteta portuguesa pela Faculdade de Arquitetura do Porto (Portugal) e Tokyo University (Japão).
    Cofundadora e sócia do Fala Atelier, juntamente com Filipe Magalhães desde o ano de 2013.

ÁNGELA BARRIOS

Patrono e Representante da Fundação Arqui

Ángela Barrios, Sevilha 1970, arquiteta pela ETSA de Sevilha em 1996 e Doutora Arquiteta em 2001. É atualmente professora titular da Universidade de Sevilha.

LORENZO BARNO

Secretário e Diretor editorial do blog da Fundação Arquia

Lorenzo Barnó, Pamplona 1973, arquiteto pela ETSA de São Sebastião em 2003, é uma das duas metades do blog de reconhecido prestígio Stepienybarno. Especializou-se em temas como marketing online, modelos de negócio ou comunicação online, sempre definido dentro do mundo da arquitetura e dos arquitetos.

• Critérios de apreciação
  • Proposta de artigo para o post (6p):
     Irá valorizar-se a qualidade e interesse do post apresentado segundo os seguintes parâmetros: atitudes literárias, afinidade com a linha editorial do blog, preocupação pelo coletivo dos arquitetos, domínio da comunicação 2.0, originalidade e capacidade para gerar debate. Assim como o título atrativo do post, bem como a capacidade de se ajustar à extensão solicitada.

Proposta de títulos para 4 posts (4p):
     Proposta de títulos para 4 posts, publicáveis ao longo do ano de 2018, indicando a seção a que pertenceriam, 4 palavras chaves ou etiquetas de cada um deles e uma breve descrição de 140 caracteres como máximo.

Mais informações nas condições.

Registe-se na Fundação

Registe-se como utilizador da Fundação nos diferentes perfis de utilizador