Área Profissional / Convocatórias

arquia / teses

Concurso Bienal de Teses de Arquitetura para a seleção de teses de doutoramento inéditas a serem publicadas numa das coleções editadas pela Fundação Arquia. Convocatórias realizadas: 1997, 1999, 2001, 2001, 2003, 2005, 2007, 2009 e 2011.

• Bases de Participação
    • Objeto do concurso
    • A Fundação Arquia tem por objeto promover e incentivar atividades culturais no campo da Arquitetura. Entre estas atividades, encontra-se a colecção arquia/teses, destinada à publicação de teses de doutoramento em Arquitetura, que sejam relevantes pela sua contribuição para o conhecimento arquitetónico, uma vez revistas e adaptadas pelos seus respetivos autores. A coleção arquia/teses pretende assim por ao alcance do público interessado nos estúdios sobre a arquitetura um material valioso, que, de outra forma, seria de difícil acesso.

Com o intuito de aumentar o fundo editorial desta coleção, a Fundação Arquia anuncia um concurso bienal destinado a selecionar teses de doutoramento inéditas.

• Concorrentes
    • Podem participar no concurso os arquitetos espanhóis que tenham lido a sua tese de doutoramento em qualquer escola ou faculdade de arquitetura do mundo, assim como os arquitetos estrangeiros cuja tese de doutoramento tenha sido lida em qualquer escola de arquitetura espanhola.

• Documentação solicitada
    • Na primeira fase do concurso, os concorrentes devem apresentar o abstract da tese, e um dossier de no máximo vinte páginas, escrito em língua espanhola contendo: o índice da tese, um resumo do conteúdo da mesma, e uma breve explicação dos processos de recuperação que o autor considere necessários para adaptar a tese à linha editorial da coleção Arquia/teses da Fundação Arquia.

• Composição do Júri
    • O júri será composto por:
      Xavier Monteys Roig (Presidente): Catedrático de Projetos Arquitetónicos na Escuela Técnica Superior de Arquitectura de Barcelona.
      Luís Martínez Santa-María: Professor de Projetos Arquitetónicos na Escuela Técnica Superior de Arquitectura de Madrid.
      María Melgarejo Belenguer: Professora de Projetos na Escola de Arte e Design de Valência.
      Carlos Gómez Agustí: como Patrono e em representação da Fundação Arquia.

O diretor da coleção arquia/teses, Carlos Martí Arís, Titular de Projetos na Escola Técnica Superior de Arquitetos de Barcelona, atuará como secretário, com voz, mas sem voto.

• Calendário
    • O prazo para a aceitação da documentação solicitada terá início em 11 de abril de 2013 e terminará em 12 de junho de 2013.

Cada membro do júri selecionará um máximo de cinco trabalhos de entre os dossiers apresentados para entrar na fase final do concurso.

Na primeira semana de setembro de 2013, os concorrentes que passem para a fase final, serão convidados a apresentar uma cópia completa da sua tese.

Durante a primeira semana de dezembro, o júri reunir-se-á para proceder à decisão do concurso. Esta decisão será tornada pública na segunda quinzena de dezembro de 2013.

• Prémios
    • O júri pode atribuir um máximo de dois prémios e quatro menções. Os prémios consistem no compromisso de edição das teses por parte da Fundação Arquia.

O compromisso de edição será condicionado pelo necessário trabalho de reelaboração, que deverá ser realizado pelo autor da tese de acordo com os critérios editoriais da Fundação Arquia.

As teses que obtiverem "menção" terão consideração preferencial nos planos editoriais da Fundação Arquia.

O concurso poderá ser declarado nulo. A decisão do concurso será comunicada aos participantes por email e será irrecorrível.

• Procedimento de registo
    • Processo de registo e inscrição no Concurso Teses para novo utilizador da Plataforma:

• Se ainda não é um utilizador da plataforma da Fundação, deve inscrever-se no concurso Teses clicando na ligação "">Inscrição IX concurso bienal ou no botão ">"Registar-se"na parte inferior esquerda do menu
      • Ser-lhe-á enviado um email assim que o seu pedido de inscrição for recebido. Será validado manualmente pela Fundação e terá de esperar por um segundo mail a confirmar a sua participação no concurso
      • A partir desse momento, terá acesso à sua área privada fazendo login na plataforma e introduzindo o nome de utilizador (mail) e palavra-passe que forneceu anteriormente durante a inscrição.
      • A partir da área privada deverá registar automaticamente a tese com a qual participará no concurso.

Processo de registo e inscrição no Concurso Teses para os utilizadores da Plataforma que não tenham participado na Teses 2011:

• Para um utilizador já registado na Plataforma, mas que não tenha participado no concurso Teses 2011, deve entrar na plataforma introduzindo o seu utilizador (mail) e palavra-passe.
      • Depois deve inscrever-se no concurso Teses 2013, clicando na ligação "Registar-se em arquia/teses"
      • Um email ser-lhe-á enviado assim que o seu pedido de inscrição for recebido. Será validado manualmente pela Fundação e terá de aguardar pela receção de um segundo mail a confirmar a sua participação no concurso.
      • A partir desse momento, terá acesso à sua área privada, iniciando sessão na plataforma e introduzindo o nome de utilizador (mail) e palavra-passe que forneceu anteriormente durante a inscrição.

Processo de inscrição para utilizador que já participou na Teses 2011:

• O utilizador deve aceder à sua área privada com o nome de utilizador (mail) e palavra-passe com que se registou na altura e clicar no botão participar no concuro 2013"

A nona convocatória do Concurso Bienal de Teses de doutoramento de Arquitetura da Fundação foi possível graças ao financiamento do Fundo de Educação e Promoção de Arquia Associação de Arquitetos.

Fundação Arquia
      abril 2013