Área Profissional / Fórum

VI Festival arquia/próxima 2018: PRÁTICAS RELEVANTES

VI Festival de Arquia/Próxima 2018

Práticas Relevantes

Arquia/próxima mostra as realizações das próximas gerações de arquitetos espanhóis, publicadas e explicados pelos seus autores. É um site aberto para quem quer conhecer e localizar a nova arquitetura espanhola emergente, e pretende tornar-se uma base de referência que se conecta com jovens arquitetos e, por sua vez, permite conhecer o contexto atual e as preocupações da jovem arquitetura espanhola.

O lema desta bienal é PRÁTICAS RELEVANTES e foi definido pelo comissário, Iñaki Carnicero, que nos convida a refletir sobre o paradoxo produzido pelo sucesso internacional da arquitetura espanhola, que não corresponde ao volume de produção arquitetónica dos últimos anos, mas que, no entanto, reflete uma obra mais relevante do que nunca.

Este encontro com a jovem arquitetura nacional teve lugar em Madrid nos dias 17 e 18 de outubro e contou com a presença de Iñaki Carnicero, comissário da bienal, e o júri formado por: Pilar Díaz de Paisagem Transversal, Héctor Fernández Elorza, Iñigo García (VAUMM Arquitetura), María González (Sol89 Arquitetos), Montserrat Nogués, patrona e representante da Fundação Arquia e Anna Puigjaner (MAIO Arquitetura).

Os autores dos 24 realizações selecionadas desta bienal também participaram: de AbajoGarcía, Adrià Escolano, Estúdio rellam, Juan Miguel Martínez, Nua Arquitectures, Serrano + Baquero, Rosa Gallardo, Gonzalo Gutiérrez, Joel Padrosa, Ander Rodríguez, Carmen Torres, Arqbag, Arquimaña, Arquitetura Expandida, Cornago&Sánchez, Eeestudio + Zuloark, After Belonging Agency, José Aragüez, Arquitetura a Contrapelo, Bartlebooth, Nomad Garden, Vilaplana.&Vilaplana.

• VI FESTIVAL ARQUIA/PRÓXIMA 2018: ESTÁGIOS RELEVANTES
  • O VI Festival arquia/próxima 2018: Práticas relevantes, teve lugar em 17 e 18 de outubro de 2018 em Madrid e contou com a assistência de quase 300 pessoas.

O lema desta bienal PRÁTICAS RELEVANTES definida pelo comissário Iñaki Carnicero, convida-nos a refletir sobre o paradoxo produzido pelo sucesso internacional da arquitetura espanhola (Prémio Pritzker 2017, Leão de Ouro na Bienal de Veneza, liderança de arquitetos espanhóis em estúdios internacionais, bem como de professores em escolas de arquitetura de renome) que não corresponde ao volume de produção arquitetónica dos últimos anos, mas reflete, no entanto, uma obra mais relevante do que nunca.
    Na quarta-feira 17, realizou-se uma visita arquitetónica à cidade de Madrid, com visitas e reuniões em Piscina Stella, Invernadero de Arganzuela, Matadouro Madrid e Goethe Institut. Tivemos a colaboração de arquitetos cujo labor internacional está ligado ao pensamento e à crítica, tais como Andreia García em Portugal, Gonzalo Herrero Delicado em Londres e Pola Mora no Chile. Pode ver mais informação, fotos e vídeos dos arquitetos e dos espaços AQUI.
    Na quinta-feira 18 na Casa do Leitor do Matadouro, realizaram-se as diferentes mesas redondas propostas pelo comissário Iñaki Carnicero: A redefinição da ideia de contexto, A magnitude do pequeno, Conflito como oportunidade e Pensamento operacional, onde o formato espacial concebido sob as premissas da proposta vencedora do concurso específico que, para tal foi convocado, favoreceu a participação dos assistentes.
    Nelas participaram tanto os membros do Júri Pilar Díaz de Paisaje Transversal, Héctor Fernández Elorza, Iñigo García de VAUMM, María González de Sol89, Montserrat Nogués, patrona e representante da Fundação Arquia e Anna Puigjaner de MAIO; como os moderadores de mesa Ángel Martínez García-Posada, Jacobo García-Germán, José Juan Barba e Silvia Colmenares; como os selecionados desta edição: deAbajoGarcía, Adrià Escolano, Estudio rellam, Juan Miguel Martínez, Nua Arquitectures, Serrano + Baquero, Rosa Gallardo, Gonzalo Gutiérrez, Joel Padrosa, Ander Rodríguez, Carmen Torres, Arqbag, Arquimaña, Arquitectura Expandida, Cornago & Sánchez, Eeestudio + Zuloark, After Belonging Agency, José Aragüez, Arquitectura a Contrapelo, Bartlebooth, Nomad Garden, Vilaplana & Vilaplana. De tarde aproveitou-se a conferência de Eduardo Souto de Moura em que descreveu os seus últimos projetos e a apresentação do tema da próxima convocatória para arquia/bolsas a cargo de Joao Carrilho da Graça.

O evento terminou com a entrega de bolsas e de prémios: