Área cultural / Mediateca

Filmoteca

Sobre a arquia/filmoteca

A Filmoteca de Arquitetura é um programa cultural da Fundação Arquia que se constitui como um marco de referência, promoção e divulgação do feito arquitetónico, dando valor aos documentos audiovisuais sobre a arquitetura e os arquitetos, apresentando a sua dimensão criativa, cultural e social.

Destinada principalmente aos estudantes, arquitetos e instituições do sector, a Filmoteca é também dirigida aos profissionais que intervem no feito arquitetónico, na construção dos edifícios e, de forma geral, aos interessados na arquitetura e aos cinéfilos.

arquia/filmoteca é um serviço de visionamento online gratuito, através do sistema de streaming, de audiovisuais do âmbito da arquitetura e dos arquitetos, organizado em quatro secções: documentários, conferências, ficção e cooperação.

Documentários

Secção de obras cinematográficas, de género de ficção e não ficção (documentários), cuja temática principal é a arquitetura (urbanismo, paisagem, sustentabilidade, etc.) e os arquitetos. Esta secção constitui-se com o eixo principal da Filmoteca através do seu catálogo.

Ficção

Secção de filmes do género de ficção (curtas-metragens, médias-metragens e longas-metragens) que, pelo seu argumento,fotografia, cenografia ou por outros motivos, destacam-se e são objetos de estudo, menção ou debate no contexto da arquitetura.

Conferências

Secção de divulgação de audiovisuais sobre atividades culturais (conferências, congressos, etc.) realizadas pelos Colégios de Arquitetos e pelas Escolas de Arquitetura espanhóis, fundações relacionadas e entidades do sector.

Cooperação

Secção destinada à divulgação de audiovisuais sobre ações de cooperação no âmbito da arquitetura, realizadas por organizações não governamentais (ONG), fundações relacionadas e entidades sem fins lucrativos.

Visionamentos gratuitos

O catálogo disponível para visionamentos é composto por uma secção dos documentários registrados no Fundo Documental da Fundação. Dado que as obras disponíveis temporariamente online da arquia/filmoteca se encontram em constante crescimento, recomendamos-lhe que se registe como utilizador para desfrutar do seu Fundo Documental e manter-se informado de todas as novidades.

Inicialmente, cada utilizador poderá desfrutar mensalmente de até três visionamentos de uma mesma obra audiovisual e de um máximo de vinte títulos diferentes, que poderá escolher de entre as obras disponíveis no catálogo de visionamentos nesse momento.

Registe-se na Fundação

Registe-se como utilizador da Fundação nos diferentes perfis de utilizador