Ciclos e Eventos Eventos / Congressos

Fórum Barcelona 2004: Diálogos: Cidade e cidadãos do século XXI

Fórum Barcelona 2004. Diálogos: Cidade e cidadãos do século XXI

O Fórum Universal das Culturas - Barcelona 2004 criou uma plataforma de diálogo chamada 'Cidade e cidadãos do século XXI' que se concentrou nos problemas e desafios das cidades.

Investigadores, representantes políticos, críticos, instituições e profissionais de horizontes geográficos notavelmente amplos debateram questões relacionadas com a criação e gestão de espaços urbanos. Trataram de temas prementes como a mobilidade, o espaço coletivo como articulação de escalas, a relação do urbanismo com o poder político, económico e cultural, a paisagem, a arquitetura ou as artes plásticas.

Este ciclo apresenta o registo de alguns destes diálogos, que tiveram como objetivo estabelecer estratégias alternativas que contribuíssem para uma nova forma de fazer uma cidade.

A visualização destes audiovisuais em arquia/filmoteca é possível graças à colaboração e autorização da Fundação Mies van der Rohe.