Ciclos e Eventos Eventos / Congressos

I Seminário Internacional de Arquitetura Moderna e Fotografia de 2015

Há mais de cem anos que a fotografia se consolida como o principal canal de comunicação da arquitetura entre os arquitetos e a sociedade, e entre os próprios arquitetos, com inegável incidência, tanto nos aspetos de ordem visual como de ordem técnica e social dos projetos de arquitetura. Nos últimos tempos, surgiram publicações relevantes sobre o tema e foram realizadas numerosas exposições e seminários.

Neste primeiro seminário, o grupo de pesquisa FORM+ procura contribuir para o debate internacional, abrindo uma perspetiva sobre América Latina, o seu património arquitetónico e a sua referência visual. Esta atividade é promovida pelo Grupo de Investigação FORM+, no âmbito do projeto de investigação intitulado: Recuperação e difusão dos arquivos fotográficos da Arquitetura Moderna para o desenvolvimento de um património visual operacional (HAR2013-45096-R), financiado pelo Programa Estatal de Investigação, Desenvolvimento e Inovação orientado para os desafios da Sociedade do Ministério da Economia e Competitividade.

A visualização de todos os audiovisuais deste ciclo de arquia/filmoteca é possível graças à colaboração e autorização do Grupo de Investigação FORM+ da ETSA Barcelona - UPC

01.Arquitectura y fotografía
utilidades cruzadas = Architecture and photography: crossed tools. Antonio Armesto
05. Venezuela
Arquitectura Moderna y fotografia. Venezuela: Modern architecture and photography. Maria Fernanda Ja
03: Bogotá
miradas a la arquitectura.1950-1970 =Bogota: views into the architecture.1950-1970.Maria Pia Fontana
04: Armando Salas Portugal
Fotografía: herramienta y comunicación. Armando Salas Portugal. Photography: Mara Partida
05: Fotografía y arquitectura moderna en España
1925-65. Photography and Modern Architecture in Spain. Iñaki Bergera
02. El modo en que miramos
The way we see. Cristina Gastón
11. Fotografía de arquitectura en internet.
Architectural photography on the internet. Nicanor García
12. Proyecto NHDK.
NHDK Project. Víctor Enrich
09. Un trabajo paralelo