Ciclos e Eventos Eventos / Congressos

II Seminário Internacional de Arquitetura Moderna e Fotografia de 2016

Há mais de cem anos que a fotografia se consolida como o principal canal de comunicação da arquitetura entre os arquitetos e a sociedade, e entre os próprios arquitetos, com inegável incidência, tanto nos aspetos de ordem visual como de ordem técnica e social dos projetos de arquitetura. Nos últimos tempo, surgiram publicações relevantes sobre o tema e foram realizadas numerosas exposições e seminários.

Neste II seminário, será dado ênfase à dimensão urbana da obra arquitetónica e ao seu registo fotográfico. A capacidade da arquitetura para ajustar a cidade e dar-lhe uma ordem visual e espacial é um feito constatável à luz de muitas das propostas da modernidade. Esta atividade é promovida pelo Grupo de Investigação FORM+, no âmbito do projeto de investigação intitulado: Recuperação e difusão dos arquivos fotográficos da Arquitetura Moderna para o desenvolvimento de um património visual operacional (HAR2013-45096-R), financiado pelo Programa Estatal de Investigação, Desenvolvimento e Inovação orientado para os desafios da Sociedade do Ministério da Economia e Competitividade.

A visualização de todos os audiovisuais neste ciclo de arquia/filmoteca é possível graças à colaboração e autorização do Grupo de Investigação FORM+ da ETSA Barcelona - UPC

01: Puntos de vista
Points of view / Antonio Armesto
02. Aleksandr Ródchenko
Fotografías de Arquitectura y ciudad. Aleksandr Ródchenko: Architecture and city Photography /
03. Buenos Aires, Arquitectura y Fotografia moderna, 1930-1980
Buenos Aires, Architecture and modern Photography, 1930-1980 / Ricardo Fernández Rojas
07. Historia de Pocitos en imágenes.
Pocitos history with pictures. Diego López de Haro
04. Reconstrucción gráfica de una obra de Arquitectura moderna
Graphic reconstruction of a modern Building / Pablo Frontini
05. Caribe Hilton
Paralelos visuales = Caribe Hilton. Parallel Visual Approaches / Andrea Parga
06. Armando Salas Portugal
Diálogos entre el Paisaje y la Arquitectura./ Claudia Rueda
08. Los Fotolibros de ciudad latinoamericanos.
= Latin America city photobooks / Horacio Fernández
09. Debate Los Fotolibros de ciudad latinoamericanos