Ciclos e Eventos Eventos / Congressos

III Seminário Internacional de Arquitetura Moderna e Fotografia 2017

O III Seminário Internacional de Arquitetura e Fotografia, realizado em 24 de novembro de 2017 no Disseny Hub Barcelona, abordou a profunda mudança de paradigmas que a fotografia, tal como a cartografia, está a sofrer devido às inúmeras inovações da tecnologia digital e que afeta o nosso compromisso com as fotografias tanto históricas como atuais. Durante a primeira parte do dia, foi apresentado o Atlas interativo que liga cartografia, arquitetura e fotografia desenvolvido pelo grupo Form+: uma plataforma cujo objetivo é reunir uma cuidadosa seleção de imagens, geolocalizadas num mapa digital, e assim fornecer provas das relações significativas entre a arquitetura e o seu contexto. Desta forma, apela-se à semente do fotógrafo, fornecendo um ponto de vista, uma direção e uma moldura ao campo visual a fim de deslocar o centro do edifício em direção à cidade e ligá-lo à complexa realidade em que está inserido. A segunda parte da conferência centrou-se no trabalho do fotógrafo Leopoldo Plasencia sobre a cidade de Barcelona, graças à intervenção da historiadora Isabel Segura Soriano. Finalmente, os fotógrafos Xavier Basiana, David Salcedo e Josep Maria de Llobet realizaram um colóquio no qual apresentaram as suas diferentes experiências profissionais em relação à cidade de hoje

A visualização destes audiovisuais na arquia/filmoteca é possível graças à colaboração e autorização do Grupo FORM+ da ETSAB.

02. América Latina. Arquitectura, fotografía y ciudad
Conferencia
03. América Latina. Arquitectura, fotografía y ciudad.
Geolocalización y estudio comparativo de los registros fotográficos de la arquitectura moderna.
04. Leopoldo Plasencia
Reconstruir Barcelona 1940-1975 / Isabel Segura
Conferencia
05. Conversación en torno al audiovisual:
"América Latina: arquitectura y fotografía"