Em pleno século XXI, o atual estado da arquitetura latino-americana encontra-se em constante mudança, devido à realidade política, econômica e social que determina cada uma das práticas que se desenvolvem nos diferentes países. Sob este contexto, é pertinente atender a dimensão artesanal na arquitetura paraguaia e a contribuição deste pequeno país latino-americano à condição contemporânea da arquitetura. Esta contribuição foi articulada por meio da valorização de um processo criativo baseado no ofício de seus mestres construtores e a transmissão de experiências construtivas para os arquitetos.
A presente tese de Doutorado levanta como tema de pesquisa a manifestação arquitetônica do Paraguai das últimas décadas, considerando como ponto de vista o processo artesanal como método de projeto e obra. Seu conteúdo se concentra especificamente nas atitudes de três gerações de arquitetos deste país, que desenvolveram seus processos de projeto arquitetônico e implementação sob uma parceria férrea com artesãos locais, configurando um processo criativo baseado no constante intercâmbio mútuo de experiências em torno da dimensão construtiva. Essa maneira de operar determinou a expressão formal, material e espacial da recente arquitetura no Paraguai e é o que a pesquisa pretende revelar.
O artesanato tem um valor primordial, como parte da expressão material da arquitetura deste país, onde o construtivo atende à lógica material que entrega o ambiente imediato de cada obra e a incidência do ofício artesanal. Ambos os componentes fazem parte de uma ação conjunta entre o artesão construtor e o arquiteto, como parte de um processo progressivo de transmissão de conhecimentos que se desenvolveu nos últimos 30 anos. Reconhece-se uma lógica construtiva baseada na manipulação material dos artesãos locais, onde de uma maneira desbotada, crua e bruta é possível corporalizar a obra arquitetônica. Esta condição permitiu a um pequeno grupo de arquitetos locais configurar uma maneira particular de abordar os processos projetuais e construtivos de suas obras de arquitetura, o que lhes permitiu situar-se como referentes da arquitetura contemporânea.