arrow-circle-down arrow-circle-left arrow-circle-up arrow-down arrow-left arrow-line-right arrow-right arrow-up ballon close facebook filter glass lock menu phone play point q question search target twitter
X
  • Rúben Oliveira Cardoso

    Tender 2018
  • Rúben Oliveira Cardoso

    Tender 2018
  • Rúben Oliveira Cardoso

    Tender 2018
  • Rúben Oliveira Cardoso

    Tender 2018
  • Rúben Oliveira Cardoso

    Tender 2018
 Grant 2018   Mode: Tender | Destination: Carles Ferrater | Internships: 01/2020 - 06/2020
''Uma experiência em Barcelona'' Rúben Ricardo Oliveira Cardoso Office of Architecture in Barcelona (OAB) Carlos Ferrater Janeiro - Junho (2020)

UM EMBRIÃO PARA MARTE  Cabanon, um novo habitar

O Cabanon é uma experiência espacial, num lugar seguro com grande adversidade perante um universo infinito localizado no planeta Marte. Citando o físico teórico, Stephen Hawking, afirma que: ''A Inteligência é a capacidade de se adaptar às mudanças''.

O cabanon nasce, baseado num embrião, ou seja uma forma oval, de modo a simbolizar o início de vida num novo planeta. Pensado em projetar com o mínimo, o cabanon tem uma área de 15m2

Entrando no cabanon, tenho uma câmara de pressurização, onde tiro e coloco o fato de astronauta. Os espaços do cabanon, são muito flexíveis. Nos espaços laterais à cama temos armários, um permite retirar uma cadeira e montá-la e rebater uma mesa e o outro contém uma bicicleta para praticar atividade física. A cama servirá também como sofá. Existem três aberturas na parte superior, que me permite ver o infinitamente grande, enquanto habito no infinitamente pequeno. No exterior, desenhei duas velas latinas com mantas revestidas a painéis fotovoltaicos, fornecendo energia.

A nível material, procurei sempre utilizar materiais In Situ. Assim, a camada externa é o regolito, nome dado ao solo marciano. Este é aplicado sobre BTC (blocos de terra comprimida) fornecendo ao habitante proteção contra alta radiação cósmica e temperaturas extremas. A camada interior é composta por unidades infláveis (planeta Terra). Entre as duas camadas são colocadas bolsas de gás, mantendo o oxigénio. Estas funcionam também como isolante térmico.

Rúben Oliveira Cardoso

Universidade Lusíada do Porto - Faculdade de Arquitectura e Artes
PORTUGAL